segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Coisas da vida...

Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário.
Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!

(Fernando Pessoa)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ao amor antigo


O amor antigo vive de si mesmo,
não de cultivo alheio ou de presença.
Nada exige nem pede. Nada espera,
mas do destino vão nega a sentença.

O amor antigo tem raízes fundas,
feitas de sofrimento e de beleza.
Por aquelas mergulha no infinito,
e por estas suplanta a natureza.

Se em toda parte o tempo desmorona
aquilo que foi grande e deslumbrante,
a antigo amor, porém, nunca fenece
e a cada dia surge mais amante.

Mais ardente, mas pobre de esperança.
Mais triste? Não. Ele venceu a dor,
e resplandece no seu canto obscuro,
tanto mais velho quanto mais amor.


(Carlos Drummond de Andrade)

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Tudo que é bom dura pouco e não acaba cedo


 Certa vez, falando no celular, ouvi aquela voz linda e doce me dizendo: "Não é pra ser para sempre?" Pois é, ouvindo aquilo meus olhos brilharam e meu coração ficou em paz, tendo a certeza de que iria sim ser pra sempre. Num certo período de tempo, eu ouvi coisas lindas, ouvi promessas, ouvi que um dia o "nosso dia" iria chegar, ouvi que por minha causa a ferida tinha fechado e agora o céu já aparecia. Me lembro bem de cada momento, cada palavra de conforto, de cada ato de carinho, de abraços que faziam me sentir protegida, dos infinitos beijos, e de cada "eu te amo". Mas enfim, hoje vejo que realmente nada dura pra sempre, só dura o tempo necessário pra se tornar inesquecível. A vida é mesmo difícil de entender, da mesma forma que ela nos da ela pode nos tirar, e quando você menos espera...Costumo acreditar que quando se existe amor, tudo pode. E que o amor é a base para enfrentar todos os problemas, até mesmo a nossa querida "distância". Sim, ela que está tirando algo de mim hoje, ela que está me fazendo colocar a cabeça no travesseiro todos os dias pra tentar entender o porque. Mas quando as pessoas amam elas não querem ficar perto? É, isso eu não consigo entender nunca e cada vez que tento, meu coração aperta, bate a saudade e é inevitável segurar as lágrimas.
Ouvir que "podemos ser grandes amigos" e que "Quero uma companheira que agora possa atender todas as minhas necessidades" não é nada legal. O que me deixa triste é que eu sempre tentei dar o melhor de mim, fui mais companheira do que nunca, sempre procurei entender sem ao menos questionar, dei tudo que pude e um dia eu poderia dar muito mais. Sei que nada que fiz foi em vão, hoje em dia sou muito melhor e madura em relação a isso, e em todo o tempo juntos eu fui muito feliz. Posso ser imatura em pensar que era pra continuarmos e acreditar no amor, porque ele sim é importante...Mas sempre tento me lembrar que essa decisão pode ter sido melhor mesmo e que ele pensou em mim o tempo todo. O ruim é a saudade, né? O ruim é ficar longe, ou ficar perto sem poder toca-lo como eu gostaria, mas concordei em ser amiga, em continuar sendo sempre companheira e sempre estar disposta a ajudar. Pode ser um modo de ficar perto, de saber que algo ainda não acabou, que ainda existe o amor em nós e que um dia podemos ser apenas bons e velhos amigos. Nunca quis que fosse desse modo, mas quando as coisas são pra ser, elas simplesmente acontecem e pode ter certeza que não vão nos avisar por isso. E se hoje eu choro, é porque um dia isso tudo me fez sorrir...Daqui a algum tempo, eu quero lembrar de tudo isso rindo, quero ir até a Inglaterra só pra poder abraça-lo e dizer que eu sempre estarei aqui, ou até mais perto, na Tijuca. Quero me lembrar sempre de como ele cantava e tocava pra mim, sempre lindo! Na verdade, não tem como explicar tudo que passamos, isso só a gente vai saber e vai sentir, foi algo único. E eu quero lembrar absolutamente de tudo o que passei com ele. Nada é fácil, mas sei que isso tudo um dia vai passar, enquanto isso, fico aqui lembrando do seu lindo rosto e das suas mãos na minha. E o que me deixa mais feliz é saber que eu fui: "Dias de paz, dias a mais." E só pra constar...Eu viveria tudo outra vez!


Flor

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Nunca foi simples!

Como toda criança, eu já quis ser uma heroína, como toda pré adolescente eu já cantava no chuveiro e queria ter uma banda, como uma adolescente eu adoraria ter um cartão de credito sem limites para poder comprar o shopping inteiro, ser parecida com Katy Perry para ter todos os garotos aos meus pés. Mas hoje aos meus quase dezesseis anos eu percebo que isso não é tudo, que a vida não é ir pro shopping e gastar tudo em roupas e em coleção de sapatos, não é ir pra uma rave e se drogar só por que esta na moda é muito mais além desse mar de futilidade de uma mente de adolescente sem juízo como muitos que existem, ao final dos meus quinze anos e no inicio dos dezesseis eu já tenho consciência que não há necessidade de se fingir uma coisa que não é, enquanto na esquina da sua rua há uma pessoa que está passando frio enquanto você esta debaixo da sua colcha cor de rosa, que enquanto você esta fazendo baderna pelas ruas pichando achando que assim vai ficar famosinho, existem pessoas que nem água da bica tem para beber. Eu pela pouca idade que tenho percebo que o mundo não pode girar só em torno do vestido novo e nem em torno do mundo que você esta criando pras pessoas poderem te achar legal. O que mais me deixa triste é que uma andorinha só não faz verão, enquanto eu estou aqui tem um pedaço de terra cheio de arvores e vegetação sendo devastados, enquanto estamos fazendo perguntas sem noção no formspring tem uma pessoa sem alma matando. Como toda adolescente da minha idade eu adoraria ter muitas roupas sim, queria conhecer o mundo, ser desejada por todos os garotos, sair para todas as festas, viver um grande amor que não tivesse fim, mas quando vejo todas essas barbaridades acontecendo eu queria realizar meu desejo de quando eu era criança, ser uma heroína para salvar a humanidade de o próprio ser humano.


Bárbara

Sempre terá um céu azul...

As vezes eu paro pra pensar e vejo o quanto de tempo nós perdemos reclamando da vida ou tentanto apenas entendê-la. Mas enquanto isso, a vida vai passando, as coisas acontecendo e quando você se dá conta, tudo passou, mudou e você ficou para trás. Acredito que todos nós temos algum problema que achamos sempre que ele é o "maior problema do mundo" ou que sempre vai ser maior do que o do outro. Mas se pararmos para pensar, vamos ver que nada é impossível de se resolver, que pra tudo tem uma solução e que temos o problema que aguentamos carregar e que no fim das contas, tudo se resolve de alguma maneira. E uma coisa que estamos cansados de saber é que nada melhor que o tempo para curar nossas mágoas, pra resolver problemas ou trazer soluções, pra trazer sua felicidade, pra te fazer esquecer ou apenas lembrar...

O que devemos entender é que não podemos desistir nunca da vida, devemos sempre tentar ser uma pessoa melhor, sempre fazer bem ao próximo para que você receba o bem em dobro, devemos entender que se hoje você chora, amanhã você estará sorrindo e que atrás das nuvens sempre terá um céu azul.

A felicidade é um sentimento passageiro e que precisamos sempre busca-lo de alguma maneira para se manter em nossas vidas e verás como é bom se sentir feliz por um esforço seu, por merecimento, por um passo dado ou por ter apenas acreditado. E uma coisa que devemos sempre levar com a gente, por mais clichê que seja é: Se a vida lhe dar 100 motivos para chorar, mostre à ela que você tem 101 para sorrir...

Temos sempre que seguir de cabeça erguida e sempre ter esperança no coração, e por mais que seja longa a estrada, que a "luz no fim do túnel" esteja bem distante, nós temos que acreditar que 'amanhã será melhor que hoje'. E não devemos guardar nenhum tipo de mágoa no coração, temos sempre que perdoar ao próximo e procurar sempre fazer o bem e trazer a paz. Viva a vida, não leve a vida apenas. Curta cada momento, cumpra obrigações, cresça sempre, ame muito, faça o bem, ajude porque um dia precisará de ajuda, seja feliz e dê valor a vida, porque ela é uma só. Assim não terás tempo de reclamar e de se lamentar..E o mais importante: Não deixe a vida passar!

Mariana

Eu não sou eu

Certo dia eu decidi que nada mais me atrapalharia a não ser eu mesma. Li livros, pesquisei soluções e desafiei meus limites. Foi aí que eu descobri o quanto eu não me importo comigo e exatamente por achar que isso resolveria todos os meus problemas, foi que eu percebi que na verdade os meus problemas são pequenos demais perto daquilo que chamamos de dor de cabeça. A verdade é: Eu reclamo demais sem motivos e todos os dias procuro algo errado ou simplesmente chamo de rotina uma vida que não é tão ruim assim. Eu soube também que meu comportamento diante de algumas situações também não tem sido dos melhores. Eu não sou nada comprometida com os meus horários, nunca procurei tratar da minha insônia que diariamente me atormenta, nem alguma coisa do tipo. Agora eu vejo o quanto sou relaxada comigo mesma e sabe, mesmo que você que me conhece e está lendo esse texto pense assim: Po, tava na hora! Eu digo: Meu progresso é lento, mas é significativo. Sei lá, às vezes me dá vontade de pôr tudo pra fora assim, às vezes me dá vontade de guardar cada vírgula do meu dia e às vezes nada. Só estou encucada com esses meus pensamentos ultimamente... Acho que eu tenho pensado tanto em mim, que me esqueci do resto do mundo. E olha que ainda falta muito pra eu me tornar autocrítica o suficiente. O importante é que o mundo tá girando e eu não quero ficar parada. Independente de você pensar que eu não consigo, que eu com certeza não vou girar junto com o resto do mundo, só quero que você saiba que eu não estou nem aí. Não, não to falando nem aí pro mundo, to falando nem aí pra você mesmo. Eu não sei com quem estou dialogando, não sei onde estou e... Quem sou eu, no meio de tanta gente chata? É, sou apenas eu. E cá entre nós, to gostando de me redescobrir...

Bruna